Maquiagem e saúde dos olhos

19 nov

Adoro Marina Smith, adoro Petiscos, mas fiquei um tanto quanto chocada com esse post sobre um “jeitinho” para rímel ressecado. A recomendação foi para usar soro fisiólogico para amolecer o produto. Uma sugestão aparentemente inocente, já que usamos cotidianamente soro para limpar lentes de contato e os próprios olhos. Pois é, aparentemente. Mesmo com alergia nos olhos, eu costumava fazer isso para não jogar no lixo máscaras que tinham sido tão caras. Até que um dia eu tive uma doença chamada ceratite, que até demorei um pouco a tratar, porque confundi com a velha alergia de sempre. O resultado: perdi as lentes contaminadas, fiquei um ano fazendo tratamento, sem poder usar lentes, só no óculos direto, e gastando uma nota de remédios.

Entre os diversos fatores que podem ter causado a maldita da ceratite, meu oftalmologista cogitou o uso de maquiagem com prazo de validade vencida. Se elas não causaram, podem ter piorado o problema. Pouco depois, meu dermatologista confirmou que o rímel é um dos produtos mais frágeis, em especial os importados, que têm na sua fórmula um componente (não vou lembrar o nome), que rapidamente se deteriora. Bom, eu não fui a única a ter problemas com os jeitinhos de prolongar a vida da máscara, pois várias meninas deixaram comentários semelhantes ao meu por lá. O que me deixou pasma é que todos foram completamente ignorados, e as leitoras continuaram dando mais sugestões de “jeitinhos”: Renu, creme para área dos olhos e até silicone e reparador de pontas.

Deixa eu ver se entendi: não tem problema ter, sei lá, uma úlcera ocular, desde que a máscara Chanel esteja molinha?

Olha, não tem essa de não modificar as propriedades químicas. O próprio tempo, a temperatura, entre outros fatores se encarregam disso. Sei que é difícil aceitar, ainda mais para make up addicted, mas a melhor maneira de não perder dinheiro com rímel endurecido é COMPRAR MENOS. Depois que me convenci disso, passei a ter uma média de quatro máscaras:

O Magix tá aí de metido

 

Tenho a sorte de não gostar de rímel colorido. Pra mim, o velho  preto é o melhor e pronto. Para o dia -a-dia, uma máscara da Clinique, hipoalérgica, ideal para alérgicas a tudo nesse mundo como eu. Se o caso for só de ir ali pegar o pão ou o jornal, vou com a básica transparente da Avon, quase imperceptível, que uso também para manter as sobrancelhas no lugar quando elas acordam meio rebeldes, com saudade da Maura Lima. À noite, fico com o Virtuôse da Lâncome, que graças ao formato do pincel, me deixa com olhos quase de drag (adoro!). Em vez de comprar um grande, preferi um kitzinho de maquiagem que vinha com ele. Em tamanho bem menor, não dá pra estragar. Ainda dos kits de maquiagem, tenho um pequeno da Bourjois pra carregar na bolsa. E tá bom.


Esse rímel é ótimo pra ter na bolsa: do tamanho de um batom

 

A outra dica valiosa para aumentar a durabilidade do rímel é não ficar “bombando” o pincel, pois isso empurra ar pra dentro do frasco. É melhor girar o pincel lá dentro. E também nada de limpar o excesso de produto na borda, use um lencinho de papel. And sad but true: 6 meses de vida útil!

Se você não confia em mim, tudo bem. Fica então com a palavra da expert Vanessa Rozan.

Anúncios

5 Respostas to “Maquiagem e saúde dos olhos”

  1. tassiarebelo novembro 19, 2010 às 9:30 pm #

    Eu tenho uma máscara só. O volume dos cílios eu controlo com a quantidade de rímel hehehe. Dura pouco, mas minha máscara está sempre novinha. :)

  2. Luana Timbó novembro 26, 2010 às 3:58 pm #

    Eu tenho problemas com isso, e não é nem que eu tenha muita coisa, mas pq eu uso pouco mesmo. Essa semana joguei fora várias maquiagens velhas que atravancavam minha pia.

  3. Luana Timbó novembro 26, 2010 às 4:01 pm #

    E acabei de ver que está na hora de comprar outro rimel. Vou procurar um pequeno desses aí.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Prepare seu lixinho – data de validade | Beautifro - janeiro 24, 2011

    […] Tem também um post da Mônica Lucas, do Primeira Fila, só sobre máscaras, desaconselhando aquele velho truque de diluir as máscaras mais velhinhas com soro fisiológico. Para ler, clique aqui. […]

  2. Melhor da Semana – 14 a 20 de Novembro / 2010 | - maio 2, 2011

    […] – Scarpieira E não é que elas já me parecem menso estranhas agora… Sexta, 19 Maquiagem e saúde dos olhos – No Primeira Fila Confesso que usava o truque do Soro Fisiológico no Rímel!!! Arte Piet Mondrian – No Rose […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: