O boom dos sites de compras coletivas

3 nov

Se você mora no Brasil e acessa a internet com frequência já deve ter se deparado com promoções tentadoras em sites de compras coletivas. Os mais famosos são o Peixe Urbano e o ClickOn, com descontos de até 90%, mas vários outros têm aparecido nos últimos meses. A idéia deles é ainda mais interessante do que a dos clubes privados, aqueles sites com ofertas de marcas consagradas (que prefiro chamar de outlets virtuais, só coleções antigas).

Por quê? Porque as promoções são geolocalizadas.

Quando morava em São Paulo, valia muito a pena comprar em sites como BrandsClub, Coquelux e Privalia. Afinal quem ia achar ruim ter descontos de até 70% em roupas Gloria Coelho, Neon ou Isabela Capeto, mesmo que de coleções passadas? Até que voltei pra Fortaleza e foi só decepção. Muitas promoções são praticamente anuladas pelo frete. No mês passado mesmo aconteceu com produtos Celso Kamura. Estava lá toda empolgada até colocar o CEP pra fechar as compras. Desisti.

Mas os sites de compras coletivas nos livram desse problema, porque todas as ofertas são na cidade que você indica no cadastro. Funciona assim: a promoção é anunciada, mas só se concretiza se for atingido um número mínimo de compradores em um determinado período de tempo (geralmente 24 horas). Caso essa meta não seja atingida, a promoção é cancelada e o pagamento devolvido. Por isso chama-se compra coletiva, porque é preciso juntar uma quantidade de consumidores pra ativar a oferta.

É um tipo de ação que tem tudo a ver com o boom das redes sociais. Para poder usufruir dos descontos, as pessoas acabam divulgando em suas contas de Orkut, Twitter e Facebook. Tanto que esses sites de compras coletivas já vêm integrados às redes sociais e prometem descontos extras ou outros prêmios a cada amigo conquistado para o clube.

Diferente do que acontece com os clubes privados, em que a gente recebe os produtos em casa, nos sites de compras coletivas, temos cupons que chegam por e-mail e devem ser apresentados na loja (ou apenas o código inscrito nele — importante pra quem está sem impressora, como eu). Isso permitiu que, além de bens, possamos usufruir de descontos em serviços, como salões de beleza, hotéis, spas, bares e restaurantes.

Para a empresa que participa, principalmente se nova no mercado, com redução calculada na margem de lucro, é uma oportunidade para se apresentar, atrair o consumidor ao espaço físico da loja, vender outros produtos e, principalmente, fidelizar o cliente. Por exemplo, essa semana comprei uma promoção para fazer manicure no Clube do Esmalte. Certamente vou fazer a pedicure também, que não estava na oferta, e se gostar do serviço acabo voltando independente da promoção (mas com promoção é melhor, claro).

Mas cuidado com o excesso. São tantos cupons, tantas ofertas maravilhosas, que 5 reais aqui, 20 ali, 50 acolá, quando você se der conta, o cartão vai estar nas alturas. Experiência própria. Afinal, aqui o tempo joga contra. A gente fica com medo de acabar esquecendo e faz a compra no impulso. Não é por acaso que um dos sites tem como slogan “Pensou, perdeu”. E também não custa nada comparar os preços com os demais sites pra ver se não tá levando um desconto de mentirinha.

Para os empresários que resolveram fazer parceria com esses sites, a dica é: se estruturem pra atender a demanda. Além de calcular a redução da margem de lucro, pensem se terão como oferecer o serviço satisfatoriamente a todos que compraram a oferta, uma vez que é colocado um número mínimo, mas não um máximo, para ativar a promoção. Sorvete é rapidinho pra fazer, mas tratamentos estéticos levam bem mais tempo. Se o cliente não se sentir satisfeito, não volta. E ainda faz propaganda negativa.

Alguns sites de compras coletivas pra quem está em Fortaleza:

Barato Coletivo – Site 100% cearense. No momento está cadastrando e-mails de interessados e fechando parcerias, mas promete para esta semana sua primeira oferta. O lançamento será quinta-feira no Degusti.

Peixe Urbano – É o pioneiro no Brasil, com ofertas variadas, mas principalmente bares, restaurantes e salões de beleza. Perdi uma promoção no Boteco Praia e não me perdôo, mas peguei outra da Empório do Pão, padaria viciante de Fortaleza.

Clube Urbano – Inaugurou o formato, nos EUA. O site avisa que Fortaleza estará em breve entre as cidades atendidas. Uma foto do restaurante La Romantica pode ser uma dica do que vem por aí. Ou será mais um #fail?

Imperdível – Nosso parceiro. Sorteamos um curso de automaquiagem da Contém 1g, lembra? Adquiri com eles uma promoção numa clínica estética perto da minha casa, mas ainda não fiz meu combo limpeza de pele + peeling + hidratação. Assim que fizer, comento se valeu a pena ou não.

Click On – Também já está atendendo Fortaleza, principalmente com ofertas em restaurantes e clínicas estéticas, mas ainda não comprei nada com eles.

Save Me – É um agregador de ofertas de diversos sites de compras coletivas (e também clubes de compras). Dá para filtrar os resultados por cidade e categoria. Facilita, né?

Anúncios

4 Respostas to “O boom dos sites de compras coletivas”

  1. Larissa Viegas novembro 3, 2010 às 5:25 pm #

    Adoooooro esses sites! ;)

    Beijos, moça sumida!

  2. Mariane silva junho 3, 2011 às 9:55 pm #

    Esses sites são bons, porém temos que dar um destaque a sites locais como, panfleteria.com.br, ofertaleza.com.br entre outros

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention O boom dos sites de compras coletivas « Fila A -- Topsy.com - novembro 3, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Mônica Lucas and Blogs de Moda CE, Mônica Lucas. Mônica Lucas said: O boom dos sites de compras coletivas: Se você mora no Brasil e acessa a internet com frequência já deve ter se de… http://bit.ly/bbGjqK […]

  2. Melhores das Semanas 31 de Outubro a 13 de novembro | Blogs De Moda CE - fevereiro 3, 2011

    […] 3 O boom dos sites de compras coletivas – No Primeira Fila Tenham em mãos seus cartões de crédito e cuidado para não […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: