Bora prestar atenção? O traço inconfundível de Mariana Kuroyama

19 out

Não lembro mais como conheci o trabalho de Mariana Kuroyama, provavelmente foi por algum amigo em comum. O fato é que seu traço é inconfundível: orgânico, intuitivo, delicado. Seus desenhos se tornam tatuagens, estampas de roupas e ilustrações que sobem pelas paredes — um exemplo está no Konibaa, em Fortaleza. Mariana nasceu no Distrito Federal, passou a infância por lá e depois veio para o Ceará, onde morou 15 anos e se formou em Jornalismo. O desejo de viajar e um ex-namorado a levaram a São Paulo, cidade que a surpreendeu e carinhosamente a capturou por tempo indeterminado. Fizemos uma entrevista por e-mail com a artista:

Primeira Fila – Desde quando você desenha e quando começou a fazer isso profissionalmente?
Mariana Kuroyama – Desenho desde criança. Parei por um longo tempo. Em 2007 já tinha voltado a desenhar há mais ou menos um ano. Fazia faculdade de jornalismo, estagiava no O Povo e estava entediada com tudo. Acordava e olhava o céu, as árvores, os pássaros e pensava, “Deus… quero ser instrumento dessa luz, dessa harmonia.”  Pouco depois saí do estágio e passei a me dedicar a diversas criações no atelier onde morava, no quintal da casa dos meus pais. Hoje encaro o que eu faço como algo que está a serviço dessa beleza natural.

PF – Teu traço é bem característico. Você segue algum estilo? Tem temas favoritos? Vi muitos pássaros…
MK – É bem espontâneo. Acho que a inspiração maior é a natureza em sua grandiosa biodiversidade, faço uma observação meticulosa dos seus detalhes, me aproximo sem medos. Talvez esse seja o motivo de tantos pássaros, eles cantam tanto e tão lindo. Encontro alegria nessa simplicidade, no que é orgânico… cheio de vida e beleza gratuitas, para os olhos de quem vê.

PF – Que desenhistas você mais admira? E quais te influenciam?
MK – De desenhista mesmo gosto muito do Escher, mas outros artistas me inspiram mais. Primeiro foi o trabalho da Isa Montenegro (minha irmã) que me influenciou bastante, se você pesquisar o trabalho dela vai entender o motivo.  Gosto muito dos pintores Michael Parkes, Alex Grey, Gustav Klimt, Dali e do trabalho do Gaudi. Meu favorito atualmente é o Hundertwasser, pintor austríaco conhecido como Rei das Cinco Peles e médico da arquitetura. Estou lendo livros sobre ele, é genial. Gosto bastante do trabalho de três tatuadores daqui, o Jun Matsui, Tinico Rosa e Brian Gomes, eles são grandes desenhistas. Algumas culturas com suas cores e formas me influenciam também, como a hindu, a árabe, a japonesa, e a indonésia.

PF – Roupas, paredes, peles, qualquer superfície é “desenhável”? Tem alguma diferença no teu processo de uma pra outra?
MK – É, acredito que a arte pode estar em tudo, ou em quase tudo. Tem diferença sim, no papel é vapt-vupt… as linhas vão surgindo quase que por si mesmas. No tecido e nas telas também. As paredes demandam mais tempo e concentração. E na tatuagem  a coisa é completamente diferente, pois a pele é uma coisa delicada, tem um processo bem específico para desenhar nessa superfície.

PF – A tatuagem é você quem faz também ou só o desenho?
MK – Eu faço as tatuagens, sempre dentro do meu estilo de desenho.

PF – Você só desenha/tatua para amigos? Se alguém se interessar por uma tatuagem sua, como faz?
MK – Comecei com os amigos, mas sempre chegam os amigos dos amigos, indicações, alguém que viu na rua e criou coragem de perguntar, essas coisas. Eu trabalho criando imagens pela internet também, basta entrar em contato por e-mail (mkuroyama@gmail.com).

PF – Vi que você escreve também (saladepapo.blogspot.com). Há alguma relação entre o que escreve e o que desenha?
MK – Vixe… taí, agora você me pegou. Deve ter… Mas não faço vínculo.

As fotos são do www.flickr.com/kuroyamasun

7 Respostas to “Bora prestar atenção? O traço inconfundível de Mariana Kuroyama”

  1. Mariana k outubro 19, 2010 às 9:51 pm #

    Gratidão Mônica, adorei o post!!! Beijos

  2. Clarissa Leal (carioca) outubro 31, 2010 às 8:32 am #

    Adoro blocos, canetas e afins! Adoro me comunicar! Fugindo a regra dos jornalistas, sou advogada e anoto td!
    Fui alfabetizada em blocos! rs
    Vídeo favoritado!

    Veja os blocos q minha amiga aqui em Vitória faz, Brunella Simões: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000333067509#!/album.php?aid=2054088&id=1533645724

    A do Rio, Fernanda Sendra: http://www.elo7.com.br/fesendra
    Espero q goste!
    bj

  3. Junior janeiro 3, 2012 às 9:04 am #

    Não sou chegado em tatoos, mas gosto de ver certas fotos, especialmente quando se tem criatividade no desenho, tal como se pode ver aqui no exemplo de MK. Considero essas tatuagens criativas.
    Adorei ver as obras dos artistas citados quanto a influência dela aqui no post. De todos eles eu só conhecia dois. Eu também desenho, de vez em quando, e curto muito trabalhos que tenham efeito psicológico ou aqueles enigmas que dão o que falar, e não abro mão da beleza e do estilo – duas coisas primordiais ao meu ver. Meu estilo de desenho não tem praticamente nenhum vínculo. Provavelmente ainda vou estudar o conceito daquelas artes para então lapidar minhas ideias.
    É… Estou vivendo aquela fase em que se fica um tempão sem desenhar porque precisa fazer várias as outras coisas… Fazer o q? É a vida… Só resta planejar e jogar…

  4. Luciana outubro 21, 2015 às 11:03 am #

    Gostaria de um contato para fazer tatuagem com ela,tentei entrar no face mas nao consegui,vc poderia me dar algum contato?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Melhor da Semana 17 a 23 de outubro / 2010 | - fevereiro 25, 2011

    […] 19 Acessórios para o verão! – No Taradas Por Moda Realmente, só o biquini não basta! Bora prestar atenção? O traço inconfundível de Mariana Kuroyama – No Primeira Fila Sempre bom conhecer novos artistas! Desses, vivos e […]

Deixe um comentário

