TOYandME a partir de amanhã na Ouvidor

7 set

Oi, você conhece o Munny?

Munny é esse boneco de vinil criado pela Kidrobot, uma das maiores fabricantes de toy art do mundo. Com 18 cm de altura no tamanho padrão, ele pode ser adquirido em preto e fosforescente, mas o mais comum é o branco. Todos podem ser customizados com lápis, canetas, tintas ou o que você imaginar.

Depois de conquistar fãs em Hong Kong e no Japão no final dos anos 90, a toy art se espalhou pela Europa e Estados Unidos, atraindo principalmente o pessoal ligado às artes plásticas, música e moda. Hoje é um fenômeno da arte pop contemporânea, com colecionadores espalhados pelo mundo. O Munny é um dos ícones desse movimento. Constantemente designers, ilustradores, grafiteiros e estilistas se apropriam do brinquedo para criar edições limitadas e cobiçadas com status de obra de arte. Caso da exposição TOYandME, que a gente pode conferir a partir de amanhã em Fortaleza, na Loja Ouvidor.

Foram convidados 10 artistas brasileiros de várias vertentes, como estilistas, designers de objetos e de jóias e artistas plásticos. Entre eles, os estilistas Jum Nakao, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Glória Coelho. Outros nomes são os dos artistas plásticos Siegbert Franklin, Ize Araújo, Hélio Rola e Marco D Julio, o designer de jóias Claudio Quinderé e o designer gráfico Sérgio Hansen.

A mostra TOYandME é o primeiro capítulo de uma série de exposições e projetos chamada YOUandME, da Ouvidor, em parceria com vários artistas de distintas áreas. A cada edição do projeto, um artista será homenageado. Nessa primeira edição, o homenageado é Sérgio Rodrigues, reconhecido designer de móveis premiado no Brasil e no exterior e que assina alguns dos mais cobiçados móveis do mobiliário brasileiro dos anos 1960, entre eles a famosa Poltrona Mole.

O toy art em homenagem a Sérgio Rodrigues e o designer com sua mais célebre criação, a poltrona Mole

>>> As obras estarão à venda, com parte da renda revertida para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que receberá ainda o valor integral da renda gerada pela venda de objetos referentes à TOYandME, como camisetas e ecobags. A exposição tem visitação gratuita e ficará em cartaz na Loja Ouvidor (av. Santos Dumont, 3621) até o dia 8 de outubro. A partir de 20 de outubro, a mostra irá para a Livraria Cultura (av. Dom Luiz, 1010), onde ficará até 20 de novembro.

Anúncios

Uma resposta to “TOYandME a partir de amanhã na Ouvidor”

  1. Jacqueline setembro 7, 2010 às 2:05 pm #

    Ôpa! Eu vou! Adoro, tenho alguns, mas pequenininhos. Comprei no eBay.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: