“Bora prestar atenção?” Edição de luxo e o pensamento de moda

6 set

Uma das coisas mais legais da internet é que ela facilita a aproximação de pessoas com idéias afins. Caso da Aline Botelho, que conheci primeiro pelo blog Duo de Luxo e pelo twitter e só depois encontrei pessoalmente. Nesse dia ela me entregou o número de estréia do Edição de Luxo, zine mensal editado por ela e Thiago Félix, colegas de faculdade com interesse comum por moda e cultura pop. A eles se juntou o namorado da Aline, Diego Almeida, responsável pelo projeto gráfico, inspirado nos livros franceses do século 18. Na contramão da blogosfera, imagem, sim, mas muito texto (adoro!). Com a intenção de explorar as facetas da moda enquanto fenômeno cultural, o zine está agora na terceira edição (sobre moda masculina) e conta com colaboradores de peso. Conversei com a Aline sobre esse projeto super bacana, que espero que tenha vida longa.

Primeira Fila – Qual o propósito de vocês com o zine? Que visão de moda querem difundir?
Aline Botelho – O zine foi uma necessidade nossa de ter um espaço onde a gente pudesse colocar em prática nossa visão de moda, atingindo um público mais específico que o do blog. Nossa ideia essencial é a de integrar mais a moda com a área de cultura, entendendo-a como um campo simbólico rico de possibilidades. Acho muito pobre pensar moda apenas como indústria.
PF – Enquanto se fala da “revolução da web”, por que lançar um zine em papel?
AB – Cada meio possui uma linguagem e um conjunto de características próprias, o que faz com que a evolução não implique no desaparecimento de meios mais antigos. Escolhemos o papel porque acreditamos que ele retoma o prazer da leitura, além de ser um espaço mais apropriado para textos longos e reflexivos. O tempo da internet é muito rápido e totalmente contrário ao que a gente propõe. Criamos todo o projeto editorial e gráfico pensando no meio impresso. Certamente ele não teria o mesmo impacto se fosse apenas virtual.
PF – Vocês conseguiram textos de nomes de peso, como Sylvain Justum, Xico Sá, Dudu Bertholini. Os profissionais da área estão receptivos a esse tipo de proposta?
AB – Todos que já conheceram o zine foram bastante receptivos. Até agora não tivemos dificuldades em chamar colaboradores da área, as pessoas se mostram bastante abertas, é muito bacana.

PF – Embora seja uma mídia alternativa, o zine tem um custo, ainda que baixo. Como o Edição de Luxo se banca mantendo a periodicidade?
AB – Por enquanto nós mesmos bancamos o zine, não é nada fácil. Mas estamos negociando parcerias para que o projeto cresça e tenha durabilidade.

PF – Aceitam colaborações? Quais os critérios? Pode adiantar o tema da próxima edição?
AB – Sim, sempre trabalhamos com colaboradores que a gente seleciona cuidadosamente. Acho que os critérios básicos são ter afinidade com o nosso projeto editorial, dominar o tema proposto e ter uma boa bagagem cultural. Ainda não sei ao certo qual será o tema da próxima edição, mas acho que será sobre cultura pop, assunto que a gente ama.

>>> Apesar de nascer no papel, as Edições de Luxo fazem o maior sucesso na internet, com a divulgação sendo feita basicamente pelo twitter @edicoesdeluxo e repassada nas redes sociais, sites e blogs por quem aprova. Além disso, todas as edições podem ser lidas na íntegra em issuu.com/edicaodeluxo.

3 Respostas to ““Bora prestar atenção?” Edição de luxo e o pensamento de moda”

  1. Aline setembro 6, 2010 às 6:59 pm #

    Adorei a entrevista e essa nova seção do blog, thank you! :)

  2. Marcela setembro 6, 2010 às 7:07 pm #

    Vou aproveitar o feriado pra ler, amo o Xico Sá e tudo que ele escreve!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Melhor da Semana – 5 a 11 de setembro | Blogs De Moda CE - fevereiro 3, 2011

    […] Edição de Luxo e o pensamento de Moda – No Primeira Fila Quando a intenção é pensar moda, a Mônica Lucas AHAZA! […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: