Marketing: Maxi Moda traz Gloria Coelho e Renato Kherlakian à Fortaleza

12 ago

Quem está em Fortaleza e se interessa por moda além dos desfiles e coquetéis pode marcar na agenda o dia 20 de agosto (sexta-feira da semana que vem). É que será realizado o 3º Seminário de Marketing de Moda do Nordeste, na sala 8 do cine UCI Severiano Ribeiro do Shopping Iguatemi. A programação é extensa, de 8h às 18h, e vale a pena para quem trabalha ou quer trabalhar na área.

Isso porque os temas vão além de apontar tendências prontinhas para o consumo final. São abordados assuntos de validade mais longa e que interessam exatamente a quem está dentro dessa louca engrenagem chamada moda: estratégias de marketing, novos públicos e mídias e alternativas para os segmentos de produção, varejo e atacado de moda. Guardadas as proporções, a proposta é semelhante a do Fashion Marketing, que era tocado por Gloria Kalil algum tempo atrás.

Nessa edição os convidados são os estilistas Glória Coelho (que além da marca homônima, comanda a Carlota Joakina) e Renato Kherlakian (criador da icônica Zoomp, da Zapping e da RK Denim), Alexandre Birman (vice-presidente da Arezzo e criador da Schutz) e a jornalista Crib Tanaka (responsável pelo marketing da Espaço Fashion).

[Momentinho auto-promoção: veja minha entrevista com o Renato Kherlakian, no ano passado]

Eu não fui à última edição porque estava em São Paulo, mas participei do primeiro MaxiModa, em 2008. Na ocasião, vi as palestras do Marcello Bastos, fundador da Farm, e do Alexandre Herchcovitch, que dispensa apresentações, né. Infelizmente, por um choque de pautas, não pude conferir as falas do Paulo Borges (“o cara” da moda no Brasil) e do Christian Hallot, embaixador da H.Stern no Brasil e que já tinha me rendido uma excelente entrevista em outra oportunidade.

Vale a pena?

Fui surpreendida pela palestra do Marcello Bastos. Quem vê a Farm fazendo tanto sucesso hoje com as garotas bronzeadas e bem nascidas não imagina que a marca começou a partir de um fracasso. Foi interessante tirar da história pessoal algumas lições em relação a modelos de marca própria e de franquia (o primeiro negócio mal sucedido foi uma franquia de outra marca) e definição de público-alvo e estratégias de marketing. Já o Herchcovitch, sempre é bom ouvi-lo falar, mas dessa vez me soou menos impactante, talvez porque já o tinha visto em outras ocasiões palestrando sobre o mesmo assunto, então não houve novidade.

Alguns reclamam do preço, mas creio que vale a pena, se você pode ir para todas as palestras (os horários estão lá embaixo, bem direitinho). Além das palestras e do tempo para perguntas e respostas depois, o acesso aos profissionais convidados não é difícil. Pode ser aquela oportunidade de você se apresentar (se não da Gloria Coelho, de algum assistente ou assessor), levar uma amostra legal do seu trabalho, trocar cartões. Além de, claro, conhecer pessoas interessantes que trabalham com  moda aqui no Ceará e – quem sabe? – daí originar novas parcerias.

Maaaas seria ótimo se os empresários locais percebessem o retorno que um funcionário pode dar quando busca conhecimento e subsidiassem algumas incrições. Um preço diferenciado para estudante também não seria mal. Fica uma sugestão para uma próxima edição.

* * *

O MaxiModa é uma realização da 3|3|3 Promo, e conta com o patrocínio do Senac, Fecomércio e Iguatemi. O evento tem o apoio da AD2M Engenharia de Comunicação, Arezzo, Diário do Nordeste, Delfa, Elemídia, Fanor, Jovem Pan, Meia Sola, Musa Lycra, Pantala, Revista Contigo, Sábado, Santa Marta e Use Fashion.

Programação:
8 horas – Credenciamento
9 horas – Abertura do MaxiModa
9h15min – Palestra 1 – Crib Tanaka
11h15min – Palestra 2 – Renato Kherlakian
14h20min – Palestra 3 – Alexandre Birman
16h15min – Palestra 4 – Gloria Coelho
17h50min – Encerramento

Serviço:
Inscrições pelo site www.maximoda.com.br
Preço: até o dia 15, R$ 180 | a partir do dia 16, R$ 200
Informações: (85) 3242.0333 | 3067.2398 | 8696.0333

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