Guy Bourdin

4 set

Só conseguir ver a exposição do Guy Bourdin nos últimos dias em SP. Já conhecia um pouco de sua obra, mas ver 177 fotos, polaroides e vídeos ajuda a dar uma unidade e assim compreendê-la melhor. São imagens produzidas entre 1950 e o início da década de 90, a maior parte delas usadas em publicidade para a marca de sapatos Charles Jourdan e editoriais da Vogue Francesa, das quais era colaborador frequente.

guy-bourdin-32

Influenciado pelas idéias surrealistas de Magritte e Buñuel, pupilo de Man Ray, suas fotos quebraram o padrão das imagens de moda da época, até então clássicas, elegantes, austeras. O glamour ainda estava lá, mas assim como seu colega mais famoso Helmut Newton, ele incorporou a esse universo a ousadia e fetiche: o erotismo nada velado, violência, ironia, cultura pop, corpos transformados em manequins e vice-versa…

Foi ainda pioneiro em colocar a moda em curtas-metragens e editoriais em movimento.  Mas o que eu acho mais bacana é o fato de que a roupa raramente é protagonista, mas a foto é capaz de provocar o desejo.

guy-bourdin-24

Como Bourdin não cuidava muito bem de seu acervo, rejeitando convites para exposições e publicações, até sua morte, em 1991. Ele se recusava a ver suas fotos fora do suporte para o qual foram feitas: as revistas de moda. Quem decidiu reverter isso foi seu filho, Samuel, que atualmente se dedica a resgatar a obra do pai.

guybourdin1

Foi Samuel também quem processou Madonna por causa de seu clip Hollywood. Vários takes desse clipe passaram pela minha cabeça durante a visita. Quando comentei, um amigo me contou essa história do processo. Revi a Madonna e, realmente, ela foi além da inspiração.

guy-bourdin-18

É interessante observar como as fotos feitas por Bourdin os anos 70 poderiam estar hoje em qualquer revista de moda e ainda soariam  inovadoras e provocantes. Basta prestar atenção e ver as influências  em fotógrafos atuais, desses que gostam de imagens meio sujas, meio bizarras em cores saturadas, como David Lachapelle e Terry Richardson.

Alguns exemplos são clássicos como todas as campanhas de Tom Ford.

E até aqui no Brasil, como nessa antiga campanha da Arezzo:

arezzo

E por fim o clipe da Madonna, pra quem quiser tirar a dúvida:

Anúncios

Uma resposta to “Guy Bourdin”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ba Tom Ford! - maio 2, 2010

    […] | Ftape, Unitmagazine e Tom Ford Fotos | Selfridges&Co, Primeira Fila , Impawards , Beautylidadepublica e Zimbio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: