Teatro de bonecas

3 abr

Como rendem os 50 anos da Barbie! Agora é uma exposição em Paris, nas Galeries Lafayett, a “Barbie Fashion Show”, que começa segunda-feira. Vi no WWD que a diva de plástico será vestida por Christian Lacroix, Sonia Rykiel, Jean Paul Gaultier e Karl Lagerfeld, entre outros. A mais curiosa é essa criada por Martin Margiela: máscara e body cor da pele, meias pretas arrastão e um casaco feito de uma peruca loira brilhante. A boneca foi claramente inspirada num look da coleção de primavera-verão 2009 da marca.

margiela

Talvez por causa desse clima  de “Oh, my God” com a crise, me lembrei do “Théâtre de la Mode”, também em Paris, em 1945. Após quatro anos de ocupação alemã, a economia francesa estava arruinada. Para angariar fundos e confirmar a força da costura parisiense, foi criada uma exposição de moda. Com material escasso, a solução foi vestir pequenas bonecas – na escala de 1 para 3, se não me engano – com miniaturas do melhor da alta costura parisiense. O tamanho era reduzido, mas conservavam-se a precisão e a perfeição do tamanho natural.

theatre1

Artistas como Christian Bérard, Boris Kochno e Jean Cocteau participaram da produção da exposição, com uma dezena de cenários dramáticos e mais de 200 bonecas, todas vestidas da roupa esporte ao vestido de baile, com todos os acessórios, lingeries, chapéus e sapatos idênticos aos da coleção original. A exposição estava em cartaz quando a guerra acabou, seguiu para Londres e ganhou o mundo, por onde roda até hoje.

theatre3

Livro bom para quem gosta do assunto:

moda-e-guerra

E disponível na Biblioteca do Google!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: