Para representar a moda

9 mar

Talvez a fotografia seja um dos campos onde a relação entre arte e moda tem sido mais bem resolvida. No mais das vezes, raras exceções, sempre me soa clichêzão – tipo uma muleta: “Não, moda não é fútil, não é efêmera, não é frívola. Moda é arte”.  A coisa não desenvolve. A pessoa não tem nem um conceito de arte e já vai tachando algo como tal. E uma discussão que daria tanto pano pra manga morre por falta de argumento…

Na fotografia, parece que se encaixa melhor. Vemos à serviço da moda o formalismo de um Irving Penn, os ares surrealistas de William Klein – e seus ecos em David Lachapelle. Richard Avedon, Helmut Newton… Vejamos agora mesmo o trabalho de Nick Knight.

Alexander McQueen

Alexander McQueen

Naomi Campbell, para a V Magazine

Naomi Campbell, para a V Magazine

Seu SHOWstudio é mais do que um site. É um projeto colaborativo que se propõe novas formas de representar a moda. E dá um passo à frente: mais do que a fotografia, há vídeos, instalações, luz, sensações táteis e outros jogos.

Parceria com Hussein Chalayan

Parceria com Hussein Chalayan

Inventivo, influente, visionário, Knight é um daqueles casos de ame ou odeie. E particularmente amo. Amo a forma como ele explora o suporte em suas representações e a ousadia em romper com as convenções da beleza, trabalhando com a dor, mutilações, hibridismos… Não por acaso suas parcerias são com estilistas também inquietantes, como Hussein Chalayan e Gareth Pugh.

Inclusive leva a assinatura de sua ex-assistente, Ruth Hogben, o videoarte com a modelo Natasa Vojnovic apresentado semana passada por Gareth Pugh para o seu inverno 2010:

No Brasil, vale lembrar a experiência de Layana Thomaz no Fashion Rio 2006/07, quando sua coleção Made in Japan foi vista em vídeo:

A imagem tem infinitas possibilidades, e a representação da moda, definitivamente, não se resume mais à passarela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: