Exposição de Yves Saint Laurent no Brasil

30 jan

O Ano da França no Brasil, com programações de atividades até o final de 2009, apresentará entre maio e junho a exposição Yves Saint Laurent – Uma Viagem Extraordinária, que ocorrerá nos Centros Culturais Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília.

Safari look dos anos 70, por suas musas Betty Catroux e Loulou de la Falaise.

YSL entre suas musas Betty Catroux e Loulou de la Falaise.

As datas ainda não estão definidas, mas coincidirão com o primeiro ano da morte do estilista, em 1º de junho de 2008, aos 71 anos. A exposição terá como tema os 40 anos de criação do estilista, que se aposentou em 2002, com um desfile no Centro Georges Pompidou, em Paris, retrospectivo às quatro décadas de trabalho em sua grife própria.

A exposição em solo brasileiro terá 40 figurinos do estilista, além de desenhos, esboços, fotos de desfiles, vídeos, fotos pessoais e lembranças. Objetos trazidos de vários países, retratos de escritores sobre o estilista, entrevistas e músicas completam a mostra.

Yves Saint Laurent, que nasceu em Orã, Argélia, foi um dos maiores criadores de moda do século 20. Aos 17 anos, logo depois de chegar a Paris, começou a trabalhar com Christian Dior, que morreu em 1957.

O jovem Saint Laurent tornou-se seu sucessor na grife, mas em 1961 abriu sua própria casa, em sociedade com Pierre Bergé. Sempre ligado às artes plásticas em geral, várias de suas criações faziam referência a pintores e outros artistas.

O vestido tubinho com referência ao holandês Piet Mondrian (1872-1944), por exemplo, é um ícone. Saint Laurent lançou em 1966 o Le Smoking, roupa inspirada no tradicional traje masculino, para ser usada pelas mulheres. A criação é revisitada até hoje nas passarelas.

Fonte: Terra

Anúncios

3 Respostas to “Exposição de Yves Saint Laurent no Brasil”

  1. juliana fevereiro 25, 2009 às 12:57 pm #

    oi eu irá ter essa exposição aqui em brasilia, mais eu gostaria mesmo de saber se a entrada é paga ou se vai ser gratuito?por favor me responda

    • Mônica Lucas fevereiro 25, 2009 às 11:23 pm #

      juliana, não sei te informar. só reproduzi a notícia do portal terra. você já experimentou entrar em contato com o ccbb de brasília?

      • ngiculelacarioca abril 28, 2009 às 5:42 pm #

        Olá, Mõnica e Juliana. A mostra “Yves Saint Laurent – Viagens extraordinárias” será realizada exclusivamente no CCBB Rio, com visitação pública de 26 de maio a 19 de julho de 2009. A entrada é gratuita, como em todas as unidades do CCBB. abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: