La Jetée

3 mar

Passado o desapontamento inicial com a especialização, estou começando a curtir. Se não fosse pela disciplina de arte interativa, talvez não tivesse conhecido esse maravilhoso “La Jetée”, ficção científica experimental de Chris Marker, realizada em 1962. Como é comum nesse gênero, o enredo é sobre o futuro da humanidade, praticamente dizimada por uma catástrofe nuclear, e como viagens no tempo poderiam evitar o pior. Mas há um grande diferencial: sua opção formal. Marker faz toda obra a partir de fotografias em still. Total ausência de movimentos, a não ser por um único instante. Apesar do estranhamento inicial, consegue dar bom ritmo aos 29 minutos de filme, com narrativa e montagem bem construídas, além da narração sombria na medida certa.

Essa pequena obra-prima inspirou Terry Gilliam a realizar “12 Macacos”, em 1995, trocando a guerra por um vírus fatal. Eram tempos de Ebola aqueles, lembra? Esse é assumido, mas se não for viagem demais também vejo ecos em “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” e uma relação com o universo das HQs. Como sou boazinha, consegui pegar na internet o filme na íntegra.

Sobre ele, resume Raymond Bellour:

(…) que esse filme condensa, em 29 minutos: uma história de amor, uma trajetória rumo à infância, um fascínio violento pela imagem única (o único da imagem), uma representação combinada da guerra, do perigo nuclear e dos campos de concentração, uma homenagem ao cinema (Hitchcock, Langlois, Ledoux, etc.), à fotografia (Capa), uma visão da memória, uma paixão pelos museus, uma atração pelos animais e, em meio a tudo isso, um sentido agudo do instante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: