Ronaldo e Erika

19 nov

Na próxima quarta-feira, dia 21, às 19hs, o Senac apresenta palestra com o estilista mineiro Ronaldo Fraga. E eu sou suspeita porque o tenho em alta conta, desde que vi seus desfiles na TV.  Mais ainda desde que pude ver de perto seu trabalho no Observatório Mix e me apaixonei por um vestido que não pude comprar. Peça única, grande demais para meu corpinho mignon.

Ronaldo Fraga rivaliza com Lino Villaventura no quesito de estilista brasileiro mais teatral. Mas enquanto Lino se entrega ao diáfano, Fraga se volta para o nosso Brasil, sua história e sua conseqüência: a contestação. Por suas passarelas já passaram o trabalho social com presidiários, o resgate do artesanato do Vale do Jequitinhonha e justas (e belas) homenagens a Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Lupicínio Rodrigues e – a mais recente – Nara Leão. Mas nada tão impactante quanto seu desfile sobre Zuzu Angel, com bonecos retorcidos. Revisitar o passado não significa desatenção com o hoje. No ano seguinte, outros bonecos, de madeira, movidos por roldana, desta vez em substituição aos modelos. Seu penúltimo desfile tratou do domínio chinês sobre a indústria têxtil, seus métodos de produção e o prejuízo para o produto nacional. Sem falar que vejo em Ronaldo o melhor exemplo de linguagem também, não apenas discurso, como se vê tanto por aí…

Paralelamente à palestra, haverá o lançamento do livro sobre Ronado Fraga, escrito por Carol Garcia, dentro da “Coleção Moda Brasileira” (os outros são Alexandre Herchcovtch, Glória Coelho, Walter Rodrigues e Lino Villaventura). O evento marca ainda o lançamento da primeira turma de pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac no Ceará.

* * *

No mesmo dia e praticamente na mesma hora, a jornalista Erika Palomino estará dando a palestra “Publisher/veículos de moda – veículos: divulgação de tendências, incremento da indústria e do comércio de moda”, na Unifor, por R 70,00.

Palomino foi editora de moda da Folha de São Paulo e hoje está à frente da House of Palomino, que tem como carro-chefe a modernosa revista Key. As inscrições eram até sexta-feira e a divulgação foi mais no boca-a-boca mesmo. Mas creio que ainda deve ter vagas, para quem se interessar…

Anúncios

Uma resposta to “Ronaldo e Erika”

  1. Clarissa novembro 25, 2007 às 12:39 am #

    da terrinha?
    por favor, entre em contato por:
    ohdude@gmail.com

    cearenses que pensam moda são sempre queridos.
    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: