Marilyn é arte? O retrocesso.

10 out

marilyn2_divulgacao_400.jpgHoje deveria ter aberto ao público uma exposição em homenagem à Marilyn Monroe. A mostra foi adiada pelo MAM-Rio, após a retenção das 62 fotos históricas da diva em Guarulhos (São Paulo). Fiscais da alfândega questionaram a descrição do material em documentos como obras de arte e exigem o pagamento de uma taxa para a liberação. Obras de arte são isentas dessa cobrança.

Geraldo Jordão Pereira, curador da exposição, entrou com uma liminar na Justiça para obter a liberação das obras, que deveriam ser, segundo cronograma inicial, expostas também na Estação São Paulo a partir de 25 de janeiro. Ele reclama, com razão, do retrocesso dos fiscais da alfândega. Como críticos de arte, morreriam de fome. Chega a lembrar alguns excessos dos anos de chumbo.

A exposição conta com fotos da atriz em seu último ensaio, regado a garrafas de champanhe, em junho de 1962, seis semanas antes de morrer. Bert Stern foi o responsável pelas duas sessões fotográficas para a revista “Vogue”, no hotel Bel-Air, em Los Angeles. No ensaio, que foi um de seus últimos registros, Marilyn se mostrou no auge da beleza: madura, natural.

Coberta apenas por jóias e lenços finos, permitiu-se revelar em sua intimidade, com sardas no rosto e uma grande cicatriz na barriga. No último clique, a diva dorme.

Dessa vez que dorme, no ponto, é a alfândega.

* * * Documentário aborda as maneiras corretas de se vestir

O documentário “Dress Code – How To Dress Right?” apresentará conselhos de moda com o objetivo de ensinar o público a se vestir corretamente, nesta quinta-feira (11), a partir das 22h30, no canal pago Eurochannel. A produção alemã, dirigida por Caterina Klusemann, reúne entrevistas com importantes nomes da moda mundial, como Victorie Castellane (estilista da Dior), Franceline Prat (“Vogue”) e Pero Tosi (estilista de figurino em filmes de Luchino Visconti). Além da discussão sobre erros e acertos do vestuário para diferentes ocasiões, o programa mostrará os hábitos fashionistas de pessoas famosas em Berlim, Paris e Roma.

“Dress Code – How To Dress Right?”
Quando: 11/10, quinta-feira
Onde: Canal Eurochannel
Horário: 22h30
Duração: 52 minutos

Fonte: Uol Estilo

* * * Pós-post:

Imbróglio resolvido: Receita se explica, organização paga multa e fotos seguem para o Rio. Se está tudo ok nessa equação, não há como saber… mas a exposição abre quinta-feira.

Anúncios

4 Respostas to “Marilyn é arte? O retrocesso.”

  1. Jacqueline outubro 12, 2007 às 11:18 am #

    Por que seria arte?
    Se alguém me explicar, bem bonitinho, posso até mudar de idéia. Mas tô com os fiscais, arte de onde? Quando?

    Por ser a Marilyn ou por serem fotos? Fotografia, as vezes, é arte. Agora uma mulher, uma pessoa, pode ser artista…mas arte…não mesmo.

  2. Mônica Lucas outubro 14, 2007 às 11:10 pm #

    usei uma metonímia, figura de linguagem, para o título não ficar grande. óbvio que não estava dizendo que a marilyn é (era) arte. o texto fala sobre o material questionado, o conjunto de fotos que formam a exposição.

  3. Jacqueline outubro 15, 2007 às 10:12 pm #

    Não tava fazendo uma crítica a teu post, menina. Era sobre o ocorrido mesmo!

  4. lua outubro 20, 2007 às 2:03 pm #

    verdinho aqui

    =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: