Interesse por moda é imoral?

3 set
Admita: você ama a moda. E ela é importante
É válido perguntar por que a moda continua sendo a força de maior potência cultural que todos adoram ridicularizar

Guy Trebay
em Nova York

Dependendo de quem esteja falando, a moda pode ser chamada de burguesa, feminista, não feminista, conformista, elitista, frívola, anti-intelectual e de um subproduto cultural que mal merece a atenção que é dispensada a até mesmo as menos importantes modalidades de arte.

A Semana da Moda começa na terça-feira em Nova York. É o início de um ciclo de apresentações que ocorre duas vezes por ano, com duração de um mês cada uma, em dois continentes e em quatro cidades, e nas quais serão exibidos os trabalhos de centenas de profissionais. Neste momento é válido perguntar por que a moda continua sendo a força de maior potência cultural que todos adoram ridicularizar.

O restante você lê seguindo o link.

moda-e-comunicacao.jpg*** Pós-post: Um livro que discute bem essa questão é “Moda e Comunicação”, do professor Malcolm Barnard, titular das disciplinas de História e Teoria da Arte & Design da Universidade de Derby. Não se trata de nenhum debilóide, portanto. Assim como Eco não é, nem Barthes, nem Lipovetsky… só para citar alguns dos estudioos mais incensados pela academia e que já se debruçaram sobre o tema. Um pedacinho de sua introdução:

“(…) o contraste entre esses dois lados ou perfis da moda e da indumentária provavelmente surpreenderá. De um lado, a moda e a indumentária representam objetos que são desejáveis e eróticos, e práticas que são igualmente glamorosas e respeitáveis. Por outro lado, representam trivialidades ilusórias a serem seguidas pelos intelectualmente discutíveis.”

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